Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais



Topo_Atendimento_Humanizado.png

O que é?

A Solução de Atendimento Humanizado é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que visa ampliar e facilitar o acesso à Justiça para o público em situação de vulnerabilidade, como cidadãos em situação de rua, acometidos por alguma violência, com baixo grau de instrução formal, desprovidos de advogados etc que necessitam se deslocar ao TJMG para algum atendimento. 

Com base em um chatbot com inteligência artificial, a ferramenta foi pensada para atender especialmente pessoas com baixo grau de instrução, sem acesso a advogados, em situação de rua ou vítimas de violência, que necessitam de orientação ao buscar atendimento nas unidades do Judiciário, além de outros fins.

Por ter acesso remoto, a solução estará aberta ao atendimento de qualquer profissional do Direito que deseja um atendimento mais eficiente para acompanhamento da situação dos seus processos.

  • Integrada à plataforma Google Workspace, a solução oferece:

    • Atendimento em linguagem simplificada;
    • Início de solicitações, envio de documentos, agendamento de atendimentos;
    • Chatbot com transbordo para atendente humano quando necessário;
    • Suporte ao balcão virtual do TJMG;
    • Funcionalidades específicas como:
      • Consulta de processos;
      • Upload e download de documentos;
      • Triagem automatizada;
      • Pré-atermação;
      • Priorização de atendimentos para idosos, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade.
         

    A solução está em conformidade com a LGPD, garantindo segurança e proteção dos dados dos usuários.

    • Ampliação do acesso à Justiça, especialmente para os mais vulneráveis;
    • Redução de barreiras linguísticas e tecnológicas no atendimento ao público;
    • Agilidade e eficiência no atendimento inicial e encaminhamento dos casos;
    • Integração com ferramentas já utilizadas pelo TJMG;
    • Possibilidade de acesso remoto, permitindo também o uso por profissionais do Direito que buscam praticidade no acompanhamento processual.
  • Atualmente, a ferramenta está em fase piloto, com a previsão de implantação em varas a serem definidas pela Direção do Foro e pela Coordenação dos Juizados Especiais de Belo Horizonte e perspectiva de expansão para outras unidades. 

chevron_leftVoltar