Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ejef inicia curso "Programa Servidor Integrado"

Ação é destinada a servidores do TJMG nomeados pelas Portarias nº 7449/2025 e 9390/2025


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-Programa-Servidor-Integrado-2-.jpg
O Programa Servidor Integrado (Serin) segue até sexta-feira (7/11) e é destinado a 58 oficiais judiciários nomeados e empossado no 2º semestre de 2025 (Crédito: Cid Bruno / Ejef)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), realiza, desta segunda-feira (3/11) até dia 7/11, o “Programa Servidor Integrado – Serin – Módulo Institucional, Humanossocial e Técnico-operacional”.

A iniciativa é destinada a 58 servidores do TJMG nomeados pelas Portarias nº 7449/2025 e 9390/2025, empossados no 2º semestre de 2025, por convocação.

Na abertura do curso, no Auditório da Ejef, na rua Manaus, em Belo Horizonte, o juiz auxiliar da Presidência do TJMG e responsável pela Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu), Thiago Colnago Cabral, representando o presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, enfatizou a importância da formação técnica, humana e social para os que ingressam na Corte mineira:

“A escola não ensina apenas o conteúdo técnico, mas como fazer. É fundamental ter conhecimento técnico, mas também sensibilidade humana e social para aplicá-lo adequadamente.”

Ele falou sobre quando passou pela formação na Ejef, salientando que “é preciso absorver todo o conteúdo oferecido na formação técnica que a Escola entrega, ou seja, nos vínculos humanos que construímos aqui”.

“E a perspectiva é que todos possam se somar a esse imenso corpo de servidores e magistrados que representam a Justiça no Estado. Tenho certeza de que este curso, essa formação que a escola oferece, será de extrema importância para que representem mais adequadamente o Judiciário mineiro em cada uma das nossas comarcas.”

Importância da formação 

O juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Thiago Grazziane Gandra, representando o 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, destacou a importância da Escola Judicial na formação de servidores e magistrados.

Segundo ele, a aproximação da instituição com o público do Judiciário reforça seu papel de oferecer ferramentas que aprimoram a prestação jurisdicional:

“Os servidores são a face do Judiciário perante a sociedade e, por isso, é essencial que estejam bem preparados para enfrentar os desafios da função.”

O diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Didep) da Ejef, Iácones Batista Vargas, apresentou a estrutura e a história da Ejef, enfatizando seus pilares de atuação – seleção, formação e carreira –, ressaltando o papel da Escola como porta de entrada no Tribunal.

“Os senhores já se relacionam com a Escola desde o momento em que tomaram conhecimento do edital do concurso, porque ele foi realizado por uma de nossas gerências. A Ejef é a porta de entrada do Tribunal de Justiça.”

Ele lembrou também a trajetória da Escola Judicial, que vai completar 50 anos de fundação em 2027.

Not-Programa-Servidor-Integrado.jpg
Mesa de honra da abertura do curso, realizada nesta segunda-feira (3/11) no Auditório da Ejef (Crédito: Cid Bruno / Ejef)

Gestão do conhecimento

O diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged) da Ejef, Thiago Israel Simões Doro Pereira, apresentou aos participantes os serviços voltados à gestão do conhecimento e da informação do Tribunal.

“Lidamos com bibliotecas, arquivos e bases de dados jurídicas. Convido vocês a explorarem a Biblioteca Digital do TJMG, que reúne mais de 10 mil itens e pode ser um importante apoio nesta capacitação.”

A gerente de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico (Geped) da Ejef, Inah Maria Szerman Rezende, apresentou os aspectos pedagógicos da formação e a trilha de aprendizagem planejada para os novos servidores. Ela destacou também a importância de incluir um módulo técnico-operacional, voltado especificamente à atuação dos oficiais de Justiça.

“Pela 1ª vez, conseguimos incluir esse módulo, que trará aspectos práticos importantes para o desempenho da função. Quanto mais qualificados vocês estiverem, melhor será a percepção do jurisdicionado em relação à Justiça.”

Conteúdo programático

O conteúdo programático da ação, que vai até a próxima sexta-feira (7/11), abrange temas institucionais, sociais e técnicos, como ética, diversidade, LGPD, segurança da informação, inovação e automação, além de práticas específicas de atuação dos oficiais de justiça, como cumprimento de diligências e segurança pessoal.

Nesta terça-feira (4/11), está prevista palestra com o servidor do TJMG Felipe Galego, membro da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual, em 1º Grau de jurisdição, para falar sobre combate e prevenção a assédios e discriminação.

O Programa Servidor Integrado reflete o compromisso do TJMG com a valorização e o aperfeiçoamento contínuo de seus quadros. Ao promover iniciativas de capacitação como essa, o Tribunal reafirma sua missão de fortalecer o serviço público com profissionais preparados, éticos e sensíveis às demandas da sociedade, contribuindo para uma Justiça cada vez mais eficiente e humanizada em todo o Estado.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra de abertura do curso o juiz auxiliar da Presidência e responsável pela Dearhu, Thiago Colnago Cabral, representando o presidente Corrêa Junior; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Thiago Gandra, representando o 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani; o diretor executivo da Dirdep, Iácones Batista Vargas; o diretor executivo da Dirged, Thiago Doro; e o diretor-geral do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado de Minas Gerais (Sindojus MG), Marcelo Lima Goulart.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial