A Comarca de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, realizou um mutirão do tribunal do júri. A iniciativa foi concluída em 11/11 com a marca de 38 julgamentos em 7 dias. As sessões ocorreram no Palácio da Justiça Rondon Pacheco, sede da Comarca.
A ação foi promovida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
O mutirão, que também ocorreu na Comarca de Belo Horizonte, teve como objetivo agilizar o julgamento de crimes dolosos contra a vida.
Além dessa iniciativa, o TJMG mantém, ao longo de todo o ano, ações voltadas à redução do acervo de processos dessa natureza.
Mês Nacional do Júri
Para a edição de 2025 do Mês Nacional do Júri, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram definidos como prioridades os crimes dolosos contra a vida de mulheres, de menores de 14 anos, ações envolvendo policiais e processos com mais de cinco anos de tramitação e sem desfecho.
Criado em 2014, inicialmente como Semana Nacional do Júri, o programa foi ampliado em 2017 para abranger todo o mês de novembro, consolidando-se como uma política permanente do Judiciário voltada à redução da morosidade e ao enfrentamento da impunidade em crimes contra a vida.
Segundo o Mapa do Tribunal do Júri, do CNJ, até agosto de 2025, ocorreram mais de 68 mil julgamentos em todo o País. A maior incidência continua sendo de homicídios qualificados (41.984 casos), seguido de homicídios simples (13.662) e crimes tentados (12.543).
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial