Os juízes da Comarca de Uberaba Fabiano Garcia Veronez, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Gustavo Moreira, da 2ª Vara Criminal; e Stefano Renato Raymundo, da 3ª Vara Criminal, proferiram palestras na abertura do Curso de Formação de Soldados 2025/2026, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), nesta quinta-feira (5/2), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
As exposições integraram o Seminário Jurídico e Técnico-Operacional do CFSD 2025/2026, oferecido aos novos soldados da PMMG e que envolve atores de vários órgãos do Sistema de Justiça, como o Judiciário, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Polícia Penal e a Perícia Oficial. O evento abarca formação técnica, jurídica, ética e operacional dos militares.
Também foram palestrantes o promotor de Justiça Renato Teixeira Rezende, integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e o perito criminal Mauro Teixeira Barbosa.
Entre as autoridades presentes, estiveram: o comandante da 5ª Região da Polícia Militar (5ª RPM), coronel PM Rodrigo Wolf Luz; o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Uberaba, tenente-coronel Matheus Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins; o comandante do 67º BPM de Uberaba, Christian Pecinalli Mardones; o diretor regional da Polícia Penal de Uberaba, Josiley Henrique da Silva; e o chefe do 5º Departamento da Polícia Civil de Uberaba, delegado César Felipe Colombari da Silva.
De acordo com o juiz Fabiano Garcia Veronez, a programação buscou reunir as forças de segurança, o que permite enriquecer os integrantes de cada instituição com saberes diversos dos de sua prática habitual, estreitar laços interinstitucionais e alinhar cooperações mais efetivas entre órgãos parceiros, cuja atuação deve ser coordenada, eficaz e colaborativa.
“Foi muito interessante, pois cada um de nós, magistrados, pode abordar, da perspectiva jurídica, assuntos que se tornarão parte do dia a dia desses novos profissionais, compartilhando o nosso conhecimento e experiência, tratando de desafios e oportunidades e respondendo a eventuais dúvidas. Eu falei sobre questões relacionadas à violência doméstica na Comarca [de Uberaba] e os demais magistrados discorreram sobre provas, sobre a atividade dentro do Processo Penal e sobre a rotina envolvendo a Polícia Militar.”
* Com informações do JM Online
Diretoria Executiva de Comunicação — Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais — TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial


