Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Magistrado do TJMG integrará Grupo de Trabalho do CNJ contra violência doméstica

Juiz Marcelo Gonçalves de Paula atuará na criação de diretrizes para grupos reflexivos voltados a homens autores de agressão


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not 1 Juiz Marcelo Goncalves COMSIV.jpg
O juiz Marcelo Gonçalves de Paula ressalta que o grupo criado pelo CNJ tem como objetivo elaborar diretrizes nacionais para fortalecer a proteção a mulheres em situação de violência (Crédito: Divulgação / TJMG)

O juiz Marcelo Gonçalves de Paula, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e membro da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), foi nomeado para integrar o Grupo de Trabalho criado pela Portaria nº 465/2025, assinada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Edson Fachin.

O grupo tem como finalidade elaborar diretrizes nacionais para os Grupos Reflexivos e Responsabilizantes de homens autores de violência doméstica e familiar contra as mulheres (GRHAV), em conformidade com a Lei nº 11.340/2006, a Recomendação CNJ nº 124/2022 e tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil.

A iniciativa busca proporcionar condições equivalentes a mulheres e homens para suas diversas atuações sociais; evitar que mulheres sofram violência reiteradamente; e assegurar que as vítimas possam dispor de proteção.

Para o juiz Marcelo Gonçalves, o Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 465/2025 do CNJ tem grande importância na luta contra a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Ele busca elaborar diretrizes nacionais para os Grupos Reflexivos e Responsabilizantes de homens autores de violência, promovendo ações que visam à mudança de comportamento e à responsabilização dos agressores”.

Ainda segundo o juiz Marcelo Gonçalves, o grupo tem como objetivo fortalecer a proteção às mulheres em situação de violência, prevenir a revitimização, promover a igualdade de gênero e alinhar as iniciativas às políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher.

“Sua atuação interdisciplinar e interseccional, integrada com redes interinstitucionais e baseada em evidências, contribui para a construção de estratégias eficazes e sustentáveis no combate à violência, respeitando as especificidades regionais e culturais”, concluiu.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*