“Sem essas parcerias financeiras, os projetos não aconteceriam.”
Essa afirmação é da juíza da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte, Andrea Mol Bessa, durante a visita, nesta quinta-feira (6/11), do vereador de Belo Horizonte Wagner Ferreira ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (Cia-BH).
A magistrada e a juíza da Vara Infracional da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte Júnia Benevides de Souza Bueno, ambas representando a juíza titular da Vara e coordenadora do Cia-BH, Riza Aparecida Nery, na reunião em que o vereador anunciou a destinação de parte dos recursos de seu mandato a projetos socioeducativos executados pelo Instituto Elo e pelo Sistema Divina Providência.
O projeto é realizado em parceria com a Associação Buritis de Esporte e Cultura (Abesc) que possui uma sede onde os projetos são executados.
“Parcerias são essenciais para que os projetos aconteçam. Os institutos e as unidades gestoras das unidades socioeducativas, como o Instituto ELO, gerenciam as verbas que são obtidas. E não me refiro apenas às parcerias financeiras. Falo também dos agentes que atuam nos cursos, das instituições que cedem espaços, do próprio município de Belo Horizonte, das escolas onde os projetos acontecem e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do curso de Educação Física, que nos disponibiliza espaço e pessoal para treinamento. Todas essas parcerias são de suma importância para o sucesso dos projetos desenvolvidos com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, enfatizou a juíza Andrea Mol Bessa.
Reconhecimento e compromisso social
Segundo o vereador Wagner Ferreira, além do aspecto social e da preocupação com os jovens em cumprimento de medida, sua doação foi motivada também pela transparência e eficácia dos projetos administrados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Vara Infracional da Infância e da Juventude da Capital:
“Eu sou prata da casa. Meu primeiro emprego foi no Juizado da Infância e da Juventude. Fui Assprom (Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte) aqui. Minha carreira profissional foi toda no TJMG, e também sou servidor concursado. Então, é uma gratidão muito grande. Enquanto vereador, essa obrigação se torna ainda maior, pois posso contribuir para os projetos voltados ao cuidado de adolescentes em cumprimento de medida.”
O repasse será feito para os projetos “Corre Legal”, do Instituto Elo, e “Doe um Passo”, do Sistema Divina Providência. Ambos são realizados em parceria com o TJMG e supervisionados pela Vara Infracional da Infância e da Juventude de BH.
Wagner Ferreira reforçou que “são projetos muito importantes para assegurar a ressocialização desses adolescentes em conflito com a lei”.
Ainda acrescentou: “Estamos acompanhando de perto a questão da violência em todo o Brasil. Esse trabalho ganha ainda mais relevância porque não adianta atuarmos apenas nas consequências. Aqui, trata-se de prevenção social. E todos nós temos esse dever.”
Formação e oportunidades
A coordenadora-geral de Formação Profissional do Sistema de Ensino da Divina Providência, Ariana Lopes, afirmou que o projeto “Doe um Passo” será muito beneficiado com a doação recebida.
Segundo ela, “a iniciativa favorecerá muitos jovens na formação e na qualificação profissional, para que possam ser inseridos no mercado de trabalho”.
Ariana Lopes salientou que, “ao participar do projeto e obter formação profissional, os jovens, seus familiares e toda a sociedade são beneficiados”.
“Hoje, são mais de 60 cursos, distribuídos entre os eixos da Gastronomia, Estética, Beleza e Bem-estar, Tecnologia da Informação, Empresas e Negócios. Trabalhamos também o empreendedorismo com esses meninos. Até os familiares dos jovens atendidos também podem fazer os cursos.”
Recentemente, uma jovem que participa da formação profissional em barbearia por meio do “Projeto Livre”, realizado em parceria com a Vara Infracional da Infância e da Juventude, venceu a Batalha dos Barbeiros. Leia aqui a matéria.
O diretor institucional do Instituto Elo, Alexandre Compart, também celebrou o repasse de verbas:
“Começamos o projeto ‘Corre Legal’ dentro de algumas unidades socioeducativas que estão sob a gestão do Instituto Elo. Hoje, o projeto está saindo das unidades e indo para a comunidade. Atualmente, temos corrida de rua, aulas de natação e, no polo do Barreiro, temos também aulas de tênis de mesa. O repasse é muito importante porque traz sustentabilidade. Proporciona uma nova forma de custeio das atividades, com execução sustentável e a possibilidade de realizar aquisições e contratações aplicadas diretamente no projeto.”
Vulnerabilidade
A juíza Júnia Benevides de Souza Bueno, que também atua no Cia-BH, destacou que as políticas sociais são fundamentais para a reinserção de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas na sociedade:
“Nosso trabalho com os adolescentes tem os objetivos de retirá-los da situação de vulnerabilidade social em que, em regra, estão inseridos, e oferecer novas perspectivas. Nesse sentido, é essencial contarmos com políticas sociais. Por meio delas, firmamos convênios e elaboramos projetos que proporcionam a esses adolescentes acesso à escolarização, à profissionalização e a atividades esportivas, ou seja, direitos que, infelizmente, muitas vezes, lhes são negados.”
A magistrada destacou ainda que as parcerias de entidades do terceiro setor firmadas com autoridades oficiais são de extrema importância:
“É muito necessário um olhar mais atento para esse público, a fim de que possamos, inclusive, contribuir para a redução da criminalidade. Em geral, são jovens que vivenciam situações de extrema vulnerabilidade desde a primeira infância e acabam encontrando na criminalidade a única alternativa. Por isso, é fundamental mostrar outros caminhos, que novos caminhos são possíveis. Para isso, precisamos de parceiros que compreendam a importância desse trabalho para o bem da sociedade.”
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial