Visando fortalecer o empreendedorismo, a autonomia e a inclusão social, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro de Sustentabilidade (Cesus), promove, nesta sexta-feira (12/12), uma edição especial da Feira Cidadania Solidária em parceria com o Instituto Mano Down.
A Corte mineira recebe, até às 17h, no hall do Edifício-Sede, pais de integrantes do Instituto, que estão expondo e vendendo produtos como velas, canecas, bolsas, bijuterias, itens de papelaria e lanches saudáveis.
A ação, que incentiva a autonomia de famílias vinculadas ao Instituto Mano Down, ocorre próximo ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3/12. Instituída em 1992, pela Resolução nº 47/3, da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a data busca promover a conscientização sobre os benefícios da inclusão em todas as esferas da vida social, política, econômica e cultural.
Nesta sexta-feira, 13 expositores unem arte, inclusão e solidariedade na Corte mineira. A edição especial da feira também foi realizada, na quarta-feira (10/10), no Fórum Cível e Fazendário, em Belo Horizonte.
Wanda Gomes de Oliveira Marques, mãe do Lucas, de 28 anos, é uma das expositoras da feira no hall do TJMG. Com produções de biscoitos, ela, que começou a empreender logo após o nascimento do filho, ressaltou a alegria em apresentar seu trabalho no TJMG:
“Acho que é um apoio muito bacana. Eu tenho muito prazer em estar aqui e me sinto muito feliz. Quero agradecer a essa oportunidade e espero que tenha mais vezes.”
Parceria
Desde 2023, o TJMG mantém um contrato de prestação de serviços com o Instituto Mano Down para a contratação de colaboradores. Atualmente, 13 pessoas atuam em seis unidades do Judiciário mineiro em Belo Horizonte.
Ampliada, a iniciativa também conta com a parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), beneficiando 46 pessoas em 23 comarcas do Estado.
Sobre o Instituto
Criado em 2011, o Instituto Mano Down nasceu após a publicação do livro “Mano Down – Relatos de um irmão apaixonado”, de Leonardo Gontijo, que narra experiências vividas ao lado de seu irmão, o músico Eduardo – o Dudu do Cavaco, que tem síndrome de Down.
Formalizado juridicamente em 2015, a instituição, hoje, contribui com o desenvolvimento e a inclusão de cerca de 1,3 mil pessoas com deficiência intelectual.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial