Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Câmara de Pouso Alegre recebe Posto de Atendimento Pré-Processual

Papre é fruto de parceria do TJMG com o Legislativo municipal


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not Inauguracao Papre Pouso Alegre - Geral.jpg
A Câmara Municipal de Pouso Alegre passa a ter um Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre) do TJMG (Crédito: TJMG / Divulgação)

A Câmara Municipal de Pouso Alegre, no Sul do Estado, recebeu, na quinta-feira (11/12), solenidade de instalação de seu Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre), fruto de parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da 3ª Vice-Presidência.

A supervisão do funcionamento será do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Pouso Alegre.

Os Papres são voltados para as conciliações de demandas que ainda não se tornaram judiciais. O objetivo é resolver conflitos por meio do diálogo e da negociação, evitando que esses problemas se tornem ações judiciais, favorecendo a solução de forma rápida e pacífica.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes TJMG, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Subseção Pouso Alegre da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG).

Not Inauguracao Papre Pouso Alegre - Descerramento.jpg
O desembargador Paulo Mendes Álvares com a juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Pouso Alegre, Juliana Mendes Pedrosa, e o presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Dr. Edson (Crédito: TJMG / Divulgação)

“É uma alegria celebrar essa parceria entre o Poder Legislativo municipal e o Poder Judiciário. Com o Papre, temos solucionado diversas pendências”, afirmou o conciliador no Centro Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da 2ª Instância, desembargador Paulo Mendes Álvares, que representou o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, na solenidade.

Qualquer cidadão pode procurar a unidade do Papre e apresentar a sua demanda. Um atendente irá registrar o caso e agendar a sessão de conciliação, que será acompanhada por um conciliador/mediador – responsável por orientar a conversa e contribuir para que as partes cheguem a um acordo.

“Não tenho dúvida de que o Papre será bastante útil e aproximará a população tanto do Poder Judiciário quanto da Câmara Municipal”, afirmou a juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Pouso Alegre, Juliana Mendes Pedrosa.

O presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Dr. Edson, também falou sobre a instalação do Posto:

“A inauguração do Papre muito nos honra. Aproximar a população do Legislativo sempre foi uma preocupação. Na qualidade de presidente da Câmara, agradeço o TJMG pela parceria que firmamos.”

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial